SINDFAZENDA em Lançamento da Frente Parlamentar da Previdência

SINDFAZENDA em Lançamento da Frente Parlamentar da Previdência

COMPARTILHAR

IMG_0979 IMG_1005 IMG_1003 IMG_1001 Neire IMG_0979 copy

 

Lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social lota auditório Petrônio Portela do Senado Federal,  na manhã desta terça-feira (31). O Sindicato Nacional dos Servidores Administrativos do Ministério da Fazenda- SINDFAZENDA, participou da atividade que teve por objetivo desmistificar as alegações de todos os governo de que a previdência social está quebrada.

A Frente é formada por quase sessenta entidades sindicais renomadas, entre elas, o SINDFAZENDA. Na ocasião estiveram presentes a diretora de Assuntos Parlamentares, Neire Luiz, o representante regional do DF, Auderi Sousa, sua suplente, Nicilene e as filiadas, Amazônica e Lúcia Helena.

De acordo com os especialistas em Previdência Social, o propósito da Frente é defender a manutenção dos direitos sociais e uma reforma estrutural da captação de recursos nos termos da legislação atual para, assim, garantir a “segurança jurídica e atuarial do sistema de Seguridade Social”.

A Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social, entende que antes de reformar as regras dos benefícios, deve-se fazer a revisão do financiamento da Seguridade Social, especialmente quanto à desoneração da folha de pagamentos sem o correspondente repasse dos recursos da contribuição substitutiva; considerar o mito do déficit, a existência da idade mínima (Fator Previdenciário e fórmula 85/95 – 90/100), as diversas reformas dos Regimes Próprios de Previdência dos Servidores Públicos (Funpresp), entre outras questões.

Além dos padrinhos da Frente, senador Paulo Paim (PT/RS) e o dep Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP), o lançamento contou com a participação de inúmeros parlamentares, dentre eles, a senadora Regina Sousa (PT-PI) durante o lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social, a senadora Fátima Bezerra (PT-RN),  e o dep. Chico Alencar (PSOL-RJ) e o dep. Roberto de Lucena (PV/SP)

De acordo com palestrantes, hoje no setor privado as mulheres se aposentam com 60 anos e os homens 65. E de acordo com a reforma proposta pelo governo, seriam mais cinco anos para cada um. No serviço público o prejuízo seria maior, pois se hoje as mulheres se aposentam com 55, com a reforma teriam de contribuir por mais 10 anos. As professoras aumentariam por 15 anos esse tempo.

Já o rol de seminários “Desmistificando o deficit da Previdência no contexto da Seguridade Social”, que integra o lançamento da Frente foi à tarde, com uma vasta programação e palestrantes renomados como anunciado em matéria anterior.

Cerimônia

Na abertura oficial do evento,  depois do hino nacional foi feita uma homenagem,  com um minuto de silêncio pela morte do sindicalista Rudney Vera de Carvalho (diretor da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil e presidente da Nova Central Sindical de Trabalhadores, no Estado de Mato Grosso do Sul).

Em seguida, a empresa organizadora do Lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social, Insight Assessoria parlamentar, brindou os participantes com a apresentação de um filme institucional explicativo, produzido e dirigido por Grace Maciel (assessora de imprensa do SINDFAZENDA e chefe de imprensa da CSPB), pela Manddalla Comunicação. O vídeo contou com a participação especial dos parlamentares padrinhos da Frente: o senador Paim e o deputado Arnaldo Faria, que enfatizaram que não há déficit na previdência, e sim superávit. O conteúdo do filme versou sobre as falácias de que a Previdência está quebrada, os mitos, e de maneira dinâmica fez um apelo para que a sociedade diga “não à reforma da previdência”.  Neire Luiz participou da gravação do institucional que teve uma abordagem original, de acordo com a critica e que agradou a todos os presentes. O curta teve como trilha sonora a música Triste Realidade, de autoria de uma banda de poprock brasiliense chamada Ledbed. Três dos integrantes compuseram o elenco do vídeo: Chicão, PH e Caio (cantor e autor da música).

Alguns trechos do vídeo foi pauta para os discursos dos parlamentares e sindicalistas que compuseram a mesa de debates. o material será disponibilizado na próxima sexta-feira no portal da Frente Parlamentar Minsta em Defesa da Previdência Social: www.frenteparlamentardaprevidencia.org  e logo após no Portal SINDFAZENDA.

 

Imprensa/SINDFAZENDA

COMPARTILHAR