Enap lança Kit de Ferramentas Desing Thinking Aplicado ao Serviço Público

Enap lança Kit de Ferramentas Desing Thinking Aplicado ao Serviço Público

COMPARTILHAR

O G.Nova, Laboratório de Inovação em Governo da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), lançou o Kit de Ferramentas Design Thinking Aplicado ao Serviço Público, com o objetivo de auxiliar servidores na aplicação do Design Thinking para solução de desafios.

Design Thinking é uma abordagem prática para solucionar problemas complexos através do olhar humano. O material apresenta algumas ferramentas básicas que auxiliam no desenvolvimento de projetos de inovação tendo como base o foco no cidadão e suas experiências com os serviços públicos.

As ferramentas apresentadas permitem ampliar a empatia e o entendimento do setor público sobre quais elementos são importantes na experiência do cidadão com aquele serviço. O material também dá dicas de como organizar um processo de ideação e seleção de ideias para solução do desafio, apresenta diferentes ferramentas para testar as soluções, além de sugestões de como mapear os pontos chaves para implantação de um novo serviço.

Segundo o diretor de Inovação e Gestão do Conhecimento da Escola, Guilherme Almeida, “espera-se que o Kit de Ferramentas Design Thinking Aplicado ao Serviço Público do G.Nova contribua com o trabalho de gestores envolvidos em projetos de inovação que estão promovendo a transformação digital e diminuindo a burocracia na oferta de serviços públicos no governo federal”.

O G.Nova fica situado na Enap, em Brasília, e foi inaugurado em 2016, com o intuito de construir e difundir uma cultura de inovação no setor público.

Fonte: TRF1, 16/01/2018

COMPARTILHAR