Aposentei. E agora, o que fazer? Pecfaz Damiana dá exemplo.

Aposentei. E agora, o que fazer? Pecfaz Damiana dá exemplo.

COMPARTILHAR

 


por Grace Maciel –  Imprensa/Sindfazenda

Muitos aposentados objetivam voltar a trabalhar para complementar a aposentadoria, ou descobrir uma nova possibilidade de atuação para ocupar o tempo.

É fundamental saber o que faz sentido para cada um. Se faz sentido para você ser avô(ó) ou empreendedor(a), praticar um hobby e se o que você for fazer lhe dará a sensação de “pertencimento”. Encontrar sentido para a vida pós “era trabalho” gera uma sensação de bem-estar o que melhora consideravelmente a qualidade de vida.

A Pecfaz aposentada da Receita Federal de Piracicaba, quatro meses, Damiana da Silva, 56, aproveita o período para se dedicar mais ao artesanato, uma grande paixão dessa paraibana, da cidade de Livramento.

Damiana participará de uma feira nos dias 16 e 17 de novembro na 115 Sul, em Brasília, com a exposição de sua arte.
“ Sempre trabalhei com artesanato, até mesmo para complementar a renda. Agora depois de Aposentada com todo tempo livre estou amando fazer o que gosto, pois não fico com tempo ocioso. Higieniza minha mente e me mantém em contato com as pessoas”.

Dependendo do ponto de vista, pensar na aposentadoria pode provocar sentimentos totalmente opostos. É um momento muito sonhado para muitos, em que haverá tempo para desenvolver ideias, praticar atividades para as quais não havia tempo até então. Já outras pessoas encaram esse período futuro com grande apreensão, seja pelo medo de ter sua renda diminuída ou pela falta de perspectiva do que fazer com seu tempo livre. Especialistas recomendam ler bastante sobre o assunto e traçar um projeto pessoal ou familiar.

Para a servidora, há vida depois da aposentadoria: “ Basta você se preparar para o novo ciclo da vida e descobrir qual é o seu dom, porque todos nós temos um”. Concluiu a pecfaz.

A diretora de Assuntos Parlamentares do Sindfazenda, Neire Luiz, disse que o sindicato está preparando um projeto para divulgar projetos dos filiados aposentados e que em breve a entidade terá novidades.

Galeria (instagram: @damiana.damp)

*Esta matéria pode ser republicada desde que citada a fonte.