Governo centraliza Gestão de Serviços aos Aposentados e Pensionistas no Decipex

O governo federal centralizará até 2022 o atendimento e a prestação de serviços a inativos e pensionistas em um único órgão, o Ministério da Economia, para modernizar a Administração Pública Federal e otimizar a sua força de trabalho.  “ Os aposentados e pensionistas não perderão direitos com isto, pelo contrário, terão melhor atendimento”, esclareceu o diretor da pasta do Sindfazenda, Sivaldo Fernandes Silva.

O Departamento de Centralização de Serviços de Inativos, Pensionistas e Órgãos Extintos- Decipex, é uma unidade da Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia-SGP. A centralização iniciou em maio de 2019, e deverá ser concluída, de forma gradativa, até fevereiro de 2022, conforme medida firmada no parágrafo único do Art. 2º do Decreto 9.498, de 10 de setembro de 2018.

A unificação já existe no Acre, Alagoas, Amapá, Espírito Santos, Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Paraná, Tocantins, São Paulo e Distrito Federal.

Segundo o Secretário de Gestão e Desempenho de Pessoal, Wagner Lenhart, a implementação dos serviços reduzirá despesas a partir da eliminação de papel, locação de estruturas, contratação de pessoal, manutenção da logística, entre outros.

O Decipex cuidará da simplificação e digitalização de todos os serviços do governo federal com foco no cidadão. Pela internet, os beneficiários poderão, por exemplo, solicitar o seu contracheque, a isenção do Imposto de Renda, as fichas financeiras, o desbloqueio de senha de acesso ao  Sistema de Gestão de Pessoas (Sigepe), auxílio-funeral, Etc.

Para a presidente do Sindfazenda, Neire Luiz, essa centralização evita deslocamento desnecessário, principalmente neste momento de pandemia e e pós-pandemia.

Em caso de necessidade, o Atendimento Presencial aos aposentados e pensionistas no Decipex nos estados será realizado pelas Unidades Administrativas:  Superintendências Regionais de Administração- SRA’s, e Gerências Regionais de Administração do Ministério da Economia – GRA’s.

De acordo com o diretor de Aposentados e Pensionistas do sindicato, Sivaldo Fernandes, nada mudará para os aposentados e pensionistas, pois não haverá alteração de direitos, remuneração e benefícios.

“A proposta, inclusive, é para melhorar o atendimento, a partir da disponibilização de uma central de atendimento exclusiva, por meio do 0800 978 9004”. Destacou.

Veja alguns links disponibilizados para enviar e-mail:

Para o desbloqueio de senha (Sigepe) e comprovante de rendimentos: sgp.decipex.atend@planejamento.gov.br

Assuntos relativos à prova de vida:
sgp.decipex.recad@planejamento.gov.br

Demais assuntos: