O Sindicato Nacional dos Servidores Administrativos do Ministério da Fazenda- SINDFAZENDA, realizou, na semana compreendida entre os dias 18 e 22 de setembro, intenso trabalho parlamentar. Dirigentes da entidade participaram de  importantes reuniões no âmbito órgãos do Poder Executivo e pela produção de materiais com abordagens estratégicas direcionadas às autoridades cujos contatos se possibilitaram ao longo da semana.

Em reunião com Antônio Márcio (Cogep/RFB), da qual participaram apenas o presidente do SINDFAZENDA, Luis Roberto da Silva, e a diretora de Assuntos Parlamentares,  Neire  Luiz (a pedido do próprio coordenador), os sindicalistas tiveram a oportunidade de ler a consolidação dos estudos feitos pelas Cogep/RFB e Cogep/MF, no sentido de apresentar, como solução funcional para o Pecfaz, a estruturação de duas Carreiras Específicas:

(1) Carreira de Suporte da RFB: composta pelo Pecfaz RFB; e

(2) Carreira Fazendária: composta pelo Pecfaz e Demais Órgãos.

Dentre as autoridades importantes com as quais os sindicalistas conversaram, estiveram, Antônio Márcio, e os deputados Glauber Braga (Psol/RJ) e Edmilson Rodrigues (Psol/PA), além de Rômulo Machado e Silva (da Subsecretaria de Assuntos Parlamentares do Palácio do Planalto), da assessora de Assuntos Parlamentares da RFB, Jaiane Ely Fanfa Ribas,  e de assessores do Gabinete do Relator do PL 6788/2017 e da dep. Gorete Pereira.

Além disso, a equipe formada por Luis Roberto, Neire Luiz, e dos representantes regionais, Marina Guedes (MG) e Diogo Souza (SE), elaborou dois importantes documentos com diferentes abordagens, em formato de dossiês, voltados à apresentação perante autoridades estratégicas do Ministério do Planejamento Gestão e Desenvolvimento (MPGD) e a liderança da Bancada do PSOL na Câmara dos Deputados, Dep. Glauber Braga (Psol/RJ), juntamente com o dep. Edmilson Rodrigues (Psol/PA), membro da Comissão de Finanças e Tributação (CFT).

[caption id="attachment_6671" align="alignleft" width="300"]Dep. Edmilson Rodrigues - PSOL/PA Dep. Edmilson Rodrigues - PSOL/PA[/caption]

O dep. Edmilson Rodrigues, em rápida conversa, informou ainda que, além de fazer parte da CFT, próxima Comissão Permanente de tramitação do PL 6.788/2017, caso seja aprovado na Comissão de Trabalho de Administração e Serviço Público (CTASP), tem amplo diálogo com uma bancada envolvendo mais partidos na Comissão, a exemplo do PT, e outros, onde poderá ser realizada ampla negociação para buscar apoio para aprovação do texto do PL na forma em que for aprovado na CTASP.

Com edição da Imprensa/SINDFAZENDA