O Sindicato Nacional dos Servidores Administrativos do Ministério da Fazenda- SINDFAZENDA, realizou atividade parlamentar nos dias 16,17 e 18 de outubro. Entre elas, reunião com o relator do PL 6788/17, Covatti Filho, com assessor parlamentar da Casa Civil, reunião nos gabinetes dos Deputados que levantaram a bandeira do sindicato e participaram do Lançamento do Livro “Reforma Tributária Necessária”.

“Sabemos que o momento que estamos atravessando é bastante delicado. Estamos a duas semanas do segundo turno de uma eleição presidencial bastante polarizada. Isso, evidentemente, se reflete no Congresso Nacional”.  Destacou o presidente do Sindfazenda, Luis Roberto da Silva.

Entretanto, como o Sindfazenda tem que estar a postos, atento a tudo que ocorre naquela casa, uma equipe, formada pela diretora de Assuntos Parlamentares, Neire Silva, pela RR/CE Wylinete Cavalcante e pela RR/PB Liana Trindade, marcou presença na Câmara dos Deputados para acompanhar os trabalhos da Comissão de Finanças e Tributação- CFT, para buscar informações sobre os próximos passos daquela comissão no que se refere ao PL 6788/17, que trata da criação, entre outros pontos, da criação da carreira fazendária.

Na oportunidade, os representantes do sindicato estiveram com o relator do PL, deputado reeleito pelo Rio Grande do Sul, Covatti Filho, que confirmou seu empenho em resolver a questão do projeto, logo na reabertura dos trabalhos pós eleição presidencial. Com efeito, em que pese ter havido convocação para reunião da CFT no último dia 17, e como não houve quórum, tenha sido cancelada.

As sindicalistas conversaram, também, com representante da Casa Civil (assessoria parlamentar) que, assim como o relator, está envidando todos os esforços para que este PL vá à votação, até mesmo independente do resultado. Ou seja, a Casa Civil quer uma definição do Parlamento para que a mesma possa se posicionar de forma mais direta.

Além desses contatos que tiveram como objetivo definir estratégias para a luta em favor do PL 6788, o grupo ainda se fez presente em vários gabinetes de deputados reeleitos para reafirmar o apoio desses parlamentares à causa dos servidores integrantes do Plano Especial de Cargos do Ministério da Fazenda- PECFAZ; assim como também a equipe esteve em gabinetes de parlamentares que não foram reeleitos, mas que foram fundamentais para o apoio ao Sindifazenda nesta causa, para agradecê-los.

Neire Luiz informou que embora tivessem reuniões agendadas tanto na COGEP/RFB quanto na COGEP/SPOA, as mesmas foram canceladas. Assim como também foi cancelada a reunião que haveria entre os órgãos do MF que dariam continuidade à discussão da Minuta de Reestruturação do PECFAZ.

Reforma Tributária

O Sindfazenda esteve presente, no dia 17,  no lançamento do documento síntese - “A Reforma Tributária Necessária” no Auditório Freitas Nobre, no anexo IV da Câmara dos Deputados, uma iniciativa da Anfip e Fenafisco. Na ocasião, o grupo esteve acompanhado da diretora de Administração e Finanças, Jecirema Carvalho.

Esse tema é um dos grandes eixos de reforma que serão debatidas nos próximos anos e o Sindfazenda, como um sindicato atento às questões maiores da sociedade brasileira, está sempre em  busca de conhecimento para fazer parte das grandes lutas atuais.

“Sabemos que essa espera é dolorosa e fruto de muita ansiedade, mas, gostaríamos que todos os colegas Pecfaz tenham a certeza de que estamos nos empenhando ao máximo para que sejamos vitoriosos”. Finalizou o presidente do SINDFAZENDA.

Com edição de Grace Maciel