O Sindicato Nacional dos Servidores Administrativos do Ministério da Fazenda- SINDFAZENDA, representado pelo presidente, Luis Roberto da Silva, pela diretora Parlamentar, Neire Luiz, e pelos representantes regionais (RR) de Minas Gerais, Christian Karla do Nascimento Jupetipe, do Rio Grande do Sul, André Toneto Righi e de Alagoas, Vinícius Rocha Neves, que estiveram presentes, entre os dias 07 e 09 de agosto, de segunda à quinta-feira, ocasião em que participaram de diversas atividades sindicais em prol da defesa dos interesses da categoria.

Visitas aos gabinetes em busca de apoio ao PL 6788/2017

A equipe do SINDFAZENDA visitou, na última terça-feira (7),  os gabinetes dos deputados membros da Comissão de Finanças e Tributação – CFT, em busca de apoio ao PL 6788/2017. O objetivo central da equipe foi garantir a manifestação favorável dos parlamentares para inclusão do projeto na pauta da comissão.

O deputado Lindomar Garçon (PRB-RO) ao receber o SINDFAZENDA tomou a iniciativa de emitir requerimento oficial com solicitação para a inclusão em pauta do PL 6788 na próxima sessão da comissão. Durante todo o dia, o trabalho foi realizado com o intuito de maximizar o apoio para aprovação do PL.

(Sindfazenda e demais entidades aguardam início da sessão)

O grupo se dirigiu ao plenário 4 da Câmara dos Deputados junto a vários filiados, nesta quarta-feira (8), inclusive com a presença da RR do DF, Nicilene Freire, e do RR do GO Gaudio Souza, para acompanhar a reunião deliberativa ordinária da CFT. O fato é que o PL 6788/17 não estava na pauta do dia. Contudo, com o apoio do deputado relator Covatti Filho (PP-RS), no início da reunião seria apresentado requerimento extrapauta, já assinado por dezesseis deputados.

Enquanto não iniciada a reunião, a equipe do SINDFAZENDA contatou os assessores da maioria dos parlamentares que compunham a Comissão de Finanças e Tributação (CFT), solicitando que os mesmos se fizessem presente, para assegurar quórum mínimo de 25 deputados para início dos trabalhos.

Entretanto, o presidente da CFT, deputado Renato Molling (PP-RS), cancelou a audiência e a remarcou para o dia 14 de agosto, apesar de que, até aquele momento, haver a confirmação de presença de 23 (vinte e três) deputados e de outros estarem no local aguardando oportunidade para também registrarem presença. (Veja abaixo a lista de presença na CFT – 08/08/18) Segundo Molling, o adiamento deveu-se à falta do parecer do Ministério da Fazenda quanto à possibilidade de impacto orçamentário que o PL pode trazer aos cofres públicos.

Diante desta atitude do presidente da CFT, entendemos que a decisão foi política e autoritária, pois não foi dada oportunidade para que a Casa deliberasse sobre a matéria e, assim, a decisão de um único parlamentar sobressaiu à vontade de um colegiado. Quanto ao parecer citado pelo parlamentar, isso não procede, pois esse estudo é realizado pelos técnicos da própria Câmara (Conof) e já se encontra acostado aos documentos relativos ao PL 6788/17.

A fim de reverter essa atitude, o SINDFAZENDA continua empenhando todo seu esforço em prol da categoria. Neste sentido, a equipe de trabalho buscou junto aos parlamentares, que continuaram em Brasília, a formalização de um requerimento de apoio ao PL 6788/17, endereçado ao mensionado presidente da CFT, protocolado na Secretaria da CFT, para que o projeto seja pautado na próxima sessão deliberativa da Comissão.

Reunião com o primeiro vice-presidente da Câmara de Deputados.

A equipe se reuniu com o primeiro vice-presidente da Câmara de Deputados, deputado Fábio Ramalho (MDB-MG), na tarde desta quarta-feira (8), para deixá-lo a par da resistência do deputado Renato Molling (PP-RS), a fim de pautar PL 6788/17. O vice-presidente, juntamente com a sua assessoria, comprometeu-se a conversar com o presidente da CFT para tentar superar este “entrave”.

Nomes que registraram presença ontem na CFT:

Aelton Freitas,
Alessandro Molon,